|
Têxtil (curso básico) e objetos cerâmicos decorativos |
Faz bastante tempo que gosto de artesanato. Arte também. Livros e mais livros que exploram esse assunto se empilham em minha casa. Nenhum deles é definitivo. Isso não existe, felizmente. Assim temos sempre a oportunidade de procurar mais além, noutro livro, noutra pessoa, noutro lugar uma maneira nova de olhar o velho, porque tradição é isso: fazemos hoje aquilo que outros fizeram no passado. Fazemos melhor? Fazemos pior? Parei de buscar resposta para essa questão - importa que se continue fazendo para que as técnicas não pereçam, o que é sempre triste. Uma técnica que se pratica é uma conquista que se perpetua. Que seria de nós se tudo o que sabemos sumisse repentinamente de nossa memória? Que seria do homem, nu, perdido sob o manto das estrelas? Penso na tecnologia têxtil e na cerâmica como pilares da civilização. Claro que existem outros, mas esses são os que me interessam mais de perto. Não é espantoso que essas técnicas tenham atravessado a História quase imutáveis no essencial? Fibras de
kevlar são tecidas em versões modernas dos velhos teares, a indústria cerâmica continua queimando o barro como faziam nossos ancestrais.
Um comentário:
Super Ludmila!! Está muito legal seu blog, recheado de informações e com um visual bem legal. Também tenho um blog, que uso para reflexões, e algum conteúdo sobre florais, e outras coisas mais que me aparecem... Um beijo enorme! Dê sempre notícias, vou acompanhar. Vania.
Postar um comentário