13 de outubro de 2010

Tapeçaria artística - links

Essa pesquisa é fruto de incansáveis horas frente ao computador perseguindo esse assunto de que gosto tanto. É importante que todos tenham em mente que cada site abaixo relacionado fornece sua própria lista de links para serem visitados, ampliando consideravelmente o que há para ser visto, especialmente páginas de artistas contemporâneos que eu adoraria conhecer... Convido outras pessoas a compartilharem seus conhecimentos sobre tapeçaria para que essa lista cresça ainda mais!

Brasil
Pouso do Tapeceiro - site da pousada onde o artista têxtil Henrique Schucman vive e trabalha.
Casa Andrade Muricy - entidade ligada à Secretaria da Cultura de Curitiba que promove exposições de arte e onde é possível encontrar informação sobre artistas têxteis poloneses.
Elke Otte Hülse - pesquisadora sobre artes visuais ligada à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Dissertação de mestrado: As Tramas dos Tapeceiros Narradores (parte I);  As Tramas dos Tapeceiros Narradores (parte II); O Mestre Tapeceiro e os "Cadernos de Aluno", sobre a atividade docente de Ernesto Aroztegui; Tapeceiros na América Latina, artigo sobre Ernesto Aroztegui (Uruguai), Máximo Laura (Peru) e Jacques Larochette (Argentina).

Portugal
Manufactura de Tapeçarias de Portalegre - site de uma oficina que se propõe a confeccionar tapeçarias (com rigorosa técnica gobelin) sob encomenda para artistas ou colecionadores.
Portugal e as Tapeçarias Flamengas - arquivo acadêmico da Universidade do Porto em que a pesquisadora Roza Huylebrouck traça o inventário das tapeçarias flamengas em solo português.

Peru
MNAAHP - site do museu com riquíssimo acervo (não só têxtil) da produção de numerosas culturas pré-colombianas.
Museo Larco - site de museu.
Máximo Laura - artista têxtil contemporâneo.

Suécia
La Colección Paracas - site trilíngue do museu da cidade de Gotemburgo com importante acervo desta cultura.

Bélgica
Domaine de la Lice - site de uma associação de artistas têxteis contemporâneos militantes e suas propostas para uma tapeçaria com linguagem própria.
De Wit -  site da manufatura real herdeira da tradição flamenga de tapeçaria.


França
Le Portail de la Tapisserie Contemporaine - site de artistas têxteis contemporâneos com fórum para debates e glossário. Pena que haja informação restrita apenas para membros...
Atelier Enila Tityad - site da artista com farta documentação de seus trabalhos e seu processo criativo. Ela é generosa, fornece fotos, fórum, bibliografia e explicações técnicas.

Polônia
Centralne Muzeum Wlókiennictwa - site do museu da cidade de Lódz, responsável pela realização das famosas trienais de tapeçaria pelas quais todo artista têxtil já passou ou deseja passar.

Estados Unidos
The Textile Museum - site do museu em Washington.
American Tapestry Alliance - site de uma associação norte-americana de artistas têxteis contemporâneos.
Susan Klebanooff - site da artista com fotos de seus trabalhos.

Alemanha
Gunta Stölzl - site com informações preciosas sobre essa pioneira da arte moderna têxtil na Bauhaus.
Anni Albers - site da fundação dessa dupla de artistas (Josef e Anni Albers) mestres também oriundos da Bauhaus.

10 comentários:

Elisabeth disse...

Ola Ludmila, achei super interessante esses links sobre tapeçaria...tenho alguns, vou te passar um depois com o tempo (caso vc queira ) passarei outros...beijos
Já te falei por telefone, amo seu blog....bjs

Elisabeth disse...

Rsrsr....desculpe, esqueci de mandar o link.
http://kspoeringtapestries.blogspot.com/

http://www.atelier-enila-tityad.fr disse...

Bonjour,
Je suis l'Atelier Enila Tityad

Merci de vos message sur mon site. Votre français est bien meilleur que mon espagnol. Je vais aller visiter les liens de votre page.
Je suis passée au Brésil il y a environ 20 ans à Récife, Forteleza et Fernando de Noronha.

Dès que possible j'installe un lien vers votre site depuis ma page.

C'est très sympathique de poursuivre le voyage au fil du tissage !

Bien amicalement.

Ludmila Ciuffi disse...

Valeu, Elisabeth! Estou visitando os links ligados ao blog que você indicou e estou adorando... Apareça e contribua!
Ludmila

Ludmila Ciuffi disse...

Merci, merci, Enila! C'est dommage que je n'aie pas des oeuvres pour montrer à vous... J'ai seulment des exercices d'apprentissage. Qu'est-ce que je vais faire...
Ludmila

Gi disse...

Ludmila, vi este link no blog Poplex e achei que algumas destas brincadeiras lhe poderiam interessar :-)

Angélica B. Lopes disse...

Ludmila, obrigada mais uma vez pelos links, esta pesquisa é realmente árdua! Palavra de quem já gastou bastante tempo nestes mares virtuais atrás de histórias sobre tapetes, esta arte tão fascinante!

Beijos, Angélica.

Elisabeth disse...

Oie..., estou te enviando um video...espero que goste. Beijos

http://www.youtube.com/watch?v=l_--6PWHWN0&feature=player_embedded

Clarice Ferrari disse...

Olá Ludmila, adorei seu blog mas não consegui acessar As Tramas dos Tapeceiros Narradores (parte I); As Tramas dos Tapeceiros Narradores (parte II); O Mestre Tapeceiro e os "Cadernos de Aluno", diz que não existe a página. Teria outra maneira de acessar? ou talvez de você me enviar esse materail por email. Agradeço.

Ludmila Ciuffi disse...

Olá Clarice! Já faz quase um ano que escrevi esta postagem e já há algum tempo que não confiro os links. Realmente "O Mestre Tapeceiro e os Cadernos de Aluno" também não consegui acessar. Pessoas que conhecem os processos da internet me disseram que provavelmente a instituição que abrigava a página deixou de fazê-lo, então nada posso fazer quanto a isso... Agora as partes I e II d'As Tramas dos Tapeceiros Narradores estão no ar e consegui acessar normalmente através do link que disponibilizei. Seu computador possui o programa que lê arquivo PDF? Se não for esse o problema, não sei qual poderia ser... Enviá-los por e-mail seria complicado, pois são cerca de 200 páginas. Espero ter ajudado, depois confiro o seu blog, ok?