11 de março de 2011

Apocalypse d'Angers

Angers jan 2011
Parte do pavilhão escuro para exibição
Sob o impacto da grandeza dessa tapeçaria que ilustra o Apocalipse de São João eu só posso exibir minha ignorância. Mais do que obra de um gênio (Hennequin de Bruges concebeu o cartão que foi tecido em Paris pela equipe de Nicolas Bataille)  quantas pessoas empregaram seu talento na confecção dessa tapeçaria de 130 metros? Que pessoas eram essas que construíam imagens com lãs e linhas; que pessoas eram essas para quem os anjos tocavam suas trombetas? As imagens são tão fortes que elas são como que o espírito das palavras da lei. Se há um homem versado no imaginário bíblico, esse homem só pode ser medieval. A nós fica reservado respeito estético.
Direito e avesso

600 anos de existência esmaeceram o colorido intenso da tapeçaria, mas seu avesso guarda a vivacidade das cores. É um show de vermelhos e azuis e verdes e amarelos e ocres trabalhados com lã muito fina, tingida com pigmentos naturais. A técnica empregada foi tão apurada que direito e avesso são idênticos, sem fios pendurados ou nós. Tal precisão permitiu que a tapeçaria fosse fotografada em seu avesso e os negativos reconduzidos à posição original para impressão em livro (L'Apocalypse de Saint Jean Illustrée par La Tapisserie D'Angers - Diane de Selliers Éditeur). Nele podemos verificar lado a lado o desgaste sofrido pelo lado direito da tapeçaria.
Cerca de 30 metros se perderam, mas o que restou não é pouco. O conjunto, mandado tecer em 1373, foi encomenda do duque Louis d'Anjou. É quase inacreditável que possamos ainda hoje admirar esse exemplar têxtil do século XIV.



Detalhe de maestria técnica
O Anjo toca sua trombeta anunciando desgraças sem fim




















A Besta do Apocalipse


O museu que guarda a tapeçaria foi construído (em 1954) especialmente para abrigá-la dentro do castelo de Angers, uma das principais atrações do patrimônio francês.

3 comentários:

Gi disse...

Mais uma tapeçaria lindíssima que eu desconhecia, e muito bem apresentada aqui.
Obrigada, Ludmila. Bjs.

Nile e Richard disse...

Oi Ludimila.
Simplesmente fantástico.
Bom fim de semana para voce.
bjtos.Nile.

Gil disse...

tão pouco apreciada no geral a Arte da Id.M., tanto a alta como a baixa. Uma entrada muito interessante realmente, Parabéns :)

http://the-whistleblowers.blogspot.com/